quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Novo Plano de Turismo de Belo Horizonte

Conselho de Turismo retoma atividades com nova diretoria

O Conselho de Turismo reinicia suas atividades em solenidade de posse no dia 28 de agosto de 2007. O conselho terá como Presidente, Toni Misionschnik e como Vices-Presidentes, José Henrique da Silva Filho e Cristiano Lopes. Na oportunidade será apresentado ao empresariado mineiro um diagnóstico com informações fundamentais para o desenvolvimento daqueles que atuam no vasto campo do turismo.

BH ganha um plano de turismo

A prefeitura municipal de Belo Horizonte lançou recentemente o “Plano Horizonte”, projeto que, tem por objetivo desenvolver o marketing turístico da capital e promover o crescimento do setor com taxas superiores às nacionais; tem como metas o aumento da estadia média de 1,5 para 3 dias por turista e a elevação do número de visitantes de 2,3 para 3 milhões por ano até 2010.

Utilizando uma frase de forte apelo – “Belo Horizonte, onde a cultura ganha vida" – o plano, desenvolvido pela empresa Chias Marketing com apoio do Ministério do Turismo, prevê também um incremento na receita do setor de R$ 503 milhões e a criação de cerca de 180 mil
empregos diretos na capital.
Para o prefeito Fernando Pimentel, a implementação do plano mostra que Belo Horizonte está pronta para aproveitar o bom momento vivido pelo país. "Nós temos um trabalho consolidado na cidade, temos um nível de integração com as outras esferas de governo muito profundo e uma equipe que trabalha e conhece a cidade", disse. "Isso tudo mostra que Belo Horizonte está melhor capacitada para se beneficiar do crescimento e das verbas que necessariamente virão, e não só paro o segmento turístico."

Ainda segundo o prefeito, o diagnóstico apresentado sobre a situação atual do turismo na
cidade permite que a Prefeitura dê um passo importante e firme no setor. O ponto de partida será uma campanha de divulgação baseada nas conclusões de um relatório sobre a vocação cultural da cidade e de seu entorno. "Belo Horizonte tem uma localização privilegiada – estamos a menos de 100 quilômetros de cidades que são patrimônio da humanidade, como Ouro Preto – e uma riqueza muito grande do ponto de vista natural. O importante agora é divulgar isso", afirmou. Durante o evento também foi apresentada a marca do projeto, desenvolvida pelo artista plástico Carlos Bracher.

Belotur apresenta ao empresariado mineiro o “Plano Horizonte”

O presidente da Belotur, Fernando Lana, irá apresentar o plano aos empresários mineiros, na solenidade de posse do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas. Na ocasião ele irá destacar as principais ações já realizadas. A Belotur já começou a executar diversos projetos na busca pela qualificação turística de Belo Horizonte, como, por exemplo, o lançamento do “Turismo em Ônibus” e do “Turismo de Saúde”. Além disso, está realizando um grande trabalho de capacitação do receptivo da capital, não só em termos de qualificação técnica, mas também comportamental.
Participe – não perca esta grande oportunidade.
Você é nosso convidado!!!


Análise P01: Belo Horizonte é uma cidade muito bela, que possui muitos atrativos naturais e culturais, além de uma ifra-estrutura exelente para recepcionar o turista. Este "Plano Horizontes" chegou na cidade para valorizar o que ela tem de melhor e explorar isso no desenvolvimento turístico. O Projeto tem como objetivo aumentar o número de visitantes, além de fazer com que estes permaneçam por mais tempo no local, conhecendo e explorando o turismo. O plano está sendo apresentado para órgão interessados, pois este é um projeto muito caro e precisa de apoios para ser colocado em prática. A Belotur, órgão responsável pela divulgação da cidade, entre outros, foi a empresa que contratou a CHIAS para a realização do projeto, e agora está buscando captar recursos para a sua execusão. Algumas ações já começaram a ser colocadas em prática, e daqui a algum tempo começarão a aparecer seus reflexos na cidade. Esperamos que este feedback seja positivo!!!

Proposições: Por se tratar de um plano de desenvolvimento turístico, depois de serem executadas todas as propostas elaboradas pela empresa CHIAS, e de trazer resultados positivos para o turismo de Belo Horizonte, seria muito interessante para Minas Gerais fazer um plano de desenvolvimento turístico, principalmente nas cidade históricas. Se o plano tem o objetivo de aumentar o número de turistas e de aumentar o tempo de permanencia destes no local, esta seria um ótima solução para melhorar o turismo em todas as regiões de Minas, gerando renda para o Estado e garantindo o desenvolvimento conciente da prática.

Um comentário: