quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Programa de turismo para idosos tem baixa procura, dizem agências e operadoras

Brasília - O programa Viaja Mais - Melhor Idade, lançado oficialmente no último dia 4, oferece a pessoas com mais de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pacotes turísticos com preços mais baixos que os praticados no mercado, além de passeios especialmente organizados para esse público.Apesar das vantagens – como crédito consignado, descontado na folha do INSS; parcelamento em até 12 meses; juros de 1%; saídas em grupo e passeios planejados – a procura tem sido baixa, informam agências e operadoras de viagem. A reportagem da Agência Brasil contactou três operadoras e 20 agências de viagem em três estados (Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal. Entre as agências, apenas uma tem previsão para fechamento de pacote turístico pelo programa. Falta divulgação do programa, segundo a responsável pelo Viaja Mais – Melhor Idade na Agência Freedom Tur (DF), Andréia Bento Monteiro. “No treinamento, eles disseram que haveria propaganda em vários meios de comunicação do país. Por isso, achei que a demanda ia ser grande, mas não há procura”.Para o responsável pelo programa na CMV Turismo (SP), Marcos Mendes, a propaganda ainda é pouca. "Aqui o ministério fez apenas uma propaganda em um jornal local. Mas acredito que a médio e longo prazos a divulgação vai melhorar". Segundo a coordenadora-geral de Segmentação do ministério, Jurema Monteiro, a divulgação está apenas nos início, mas R$ 10 milhões estão sendo investidos no programa. “É natural que as pessoas estejam achando que o movimento está pequeno porque a campanha mal começou, mas isso vai aumentar gradativamente”.Ela acrescenta que a divulgação começou com uma ação de marketing na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas seráestendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Monteiro disse ainda que o programa implica mudança de cultura, por isso será necessário que o público se familiarize com a iniciativa. “As pessoas serão sensibilizadas por uma campanha de viagem, mas elas vão levar algum tempo para ter disponibilidade de tempo e de recursos para adesão ao pacote”. Jurema Monteiro lembrou que o programa é um projeto de médio e longo prazo, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. A expectativa, acrescentou, é que o projeto seja absorvido pelo mercado de turismo e continue no ar durante os próximos três anos.


Data: 14-09
Fonte: Agência Brasil

Análise P02: Foi criado em Brasília O programa Viaja Mais - Melhor Idade, que oferece discontos e maiores possibilidades dos idosos com mais de 60 anos, aposentados e pensionistas do INSS praticarem o turismo. Mesmo sendo um público muito interessante para a área turística, o programa não está sendo muito procurado. Isso se deve à falta de divulgação do mesmo.

Proposições: O público da melhor idade é um público geralmente fiel, que precisa descansar e busca, na maioria das vezes, uma alternativa de viagem para isto. Muitos dos idosos não possuem disponibilidade financeira para realizar tais ações e é aí que este programa entra, ajundando e incentivando esse público a explorar o turismo. Porém, este deve ser melhor divuldado, na TV, em programas de incentivo ao turismo para idosos, nos próprios INSS, agências, ônibus, enfim, em todos os locais mais frequentados pelo público alvo apresentando para toda a população as possíveis programações, até mesmo para que as famílias dos usuários, os incentive a utilizarem o produto. Outra coisa interessante para a divulgaçao deste programa seria aumentar sua abrangencia geográfica, expandir para todos os Estados do Brasil, se tornando uma atividade "padrão" para que todos os idosos possam conhecer e também terem o interese de participar não só para curtir uma viagem, mas também para conhecerem pesoas do país inteiro.

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